ESCÂNDALO AMBIENTAL! VEREADOR DENUNCIA DESMATAMENTO ILEGAL COM MÁQUINAS DA PREFEITURA NA VILA ITOUPAVA
- gabinete ito
- 24 de nov.
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de nov.

Uma grave denúncia de crime ambiental e uso indevido de recursos públicos na Intendência Distrital da Vila Itoupava, em Blumenau (SC), está sob investigação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
O caso veio à tona após o vereador Ailton de Souza, o Ito, apresentar na Câmara Municipal evidências que apontam para a supressão vegetal irregular na região.
O Foco da Investigação Ambiental
A denúncia central do vereador Ito sobre o meio ambiente é a ocorrência de desmatamento ilegal em uma área na Vila Itoupava.
Supressão Vegetal: A principal acusação é que a retirada da vegetação teria sido feita de forma irregular, caracterizando um potencial crime ambiental.
Envolvimento de Agentes Públicos: O vereador sugere que a supressão vegetal teria sido autorizada pelo então intendente distrital.
Uso de Bens Públicos: Um ponto crucial na denúncia é o suposto uso de veículos e máquinas da Prefeitura de Blumenau para realizar o desmatamento, o que configura uso indevido de bens públicos em uma obra particular, alegadamente para alargar uma via de acesso.
MPSC Instaurou Inquérito
A repercussão da denúncia levou o Ministério Público a agir. O órgão está apurando a legalidade do desmatamento e se houve envolvimento de servidores públicos, tanto na autorização quanto na execução do serviço com maquinário municipal.
Status da Investigação: As autoridades buscam determinar se houve, de fato, um crime ambiental e se a conduta dos agentes públicos se enquadra em ato de improbidade administrativa pelo uso de bens da prefeitura para fins particulares.
Essa denúncia de crime ambiental, somada a outras acusações sobre o uso de carros oficiais, resultou na exoneração do então intendente distrital, Norberto Ramalho.






Comentários