top of page

Vereador expõe problemas de alagamentos no Testo Salto e afirma que a culpa é do DNIT

  • Foto do escritor: gabinete ito
    gabinete ito
  • 24 de fev.
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 3 dias

ree

As fortes chuvas que atingiram Blumenau no mês de fevereiro de 2025 evidenciaram várias vulnerabilidades nos bairros da cidade, especialmente na região oeste. O bairro Testo Salto foi um dos mais afetados pelas enxurradas e alagamentos. No dia 17 de fevereiro, o vereador Ito de Souza visitou as áreas mais atingidas e constatou, junto à comunidade, os principais problemas enfrentados pelos moradores.

O aumento dos alagamentos está diretamente relacionado às obras de duplicação da BR-470, uma intervenção federal que se arrasta há quase uma década e que, agora, durante as obras tem impacto negativamente aos moradores locais. A obra tem alterado a dinâmica da região, especialmente na construção de um viaduto que integra a passagem urbana da cidade. Como resultado, a drenagem inadequada e a movimentação do solo agravaram a situação.

Um dos estabelecimentos comerciais mais afetados foi o Bar do Betinho, localizado às margens da rodovia. O local registrou imagens e relatos do caos vivido por quem trabalha e reside nas imediações da BR-470, que, em dias de chuvas fortes, se transforma em um cenário de destruição.

A comunidade local, reivindica uma solução urgente. A principal demanda é a construção de um sistema de drenagem eficaz, que impeça as águas da chuva de invadirem as residências. Atualmente, após as modificações estruturais da via, toda a água da chuva desce em direção à Rua Bernardo Sheidemantel, atingindo várias casas da região. A necessidade de uma drenagem imediata ou até uma solução mais simples, como uma vala para escoamento das águas em direção ao ribeirão do Testo, tem sido um pedido constante dos moradores.

O vereador Ito de Souza se mostrou enfático sobre a situação. Em sua visita, ele declarou: "Se nada for feito, vamos acionar o DNIT judicialmente!" Para o parlamentar, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é diretamente responsável pelos danos causados à comunidade e deverá arcar com os prejuízos.

A população aguarda que as autoridades competentes tomem providências rápidas para mitigar os danos e evitar novos transtornos.





ree





















Comentários


  • Instagram - White Circle
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020. itodesouza.com.br | Site gerado com recursos próprios

bottom of page